Rocca Calascio: o Feitiço de L’Aquila

Caminho em direção a este Castelo no alto da montanha, vagarosamente, num sol de 30 graus nesta tarde de domingo. Não estou me sentindo bem, minha garganta está trancada, o nariz escorrendo, os olhos secos parecendo que vão explodir na cara cada vez que respiro. Mas não desisto. Dou dez passos e paro para tomar um gole de água. Ando mais um pouquinho… paro e água. A caminhada não é muito longa, são três quilometros desde onde paramos o Da Vinci até o castelo, mas não estou num dia muito bom.

Para quem viaja com um carro normal, tem estacionamento pertinho da entrada da vila, não sendo necessário caminhar tanto. Mas a estradinha que leva até lá, é estreita, sem proteção lateral e tem várias curvas. E gente andando ao longo da estrada. Cuidado ao dirigir é essencial.

Rocca Calascio é uma fortificação no alto da montanha, é bem antiga e foi bem danificada durante um terremoto em 1703. Era usada como ponto de observação, lá do alto de suas torres a cidade era vigiada e qualquer inimigo podia ser visto a distância. Após o terremoto, a cidadela mudou-se mais para baixo na montanha, abandonando as construções danificadas durante muito tempo.

A partir da decada de 80, um trabalho de restauração foi iniciado para recuperar a fortaleza e algumas edificações da cidadela.

Hoje é possivel visitar o local e apreciar os encantos do lugar. Além da Rocca, pode-se visitar a  igreja Santa Maria della Pieta com formato hexagonal e apreciar a estupenda paisagem dos Apeninos.

Não consegui encontrar o Capitão Navarre e sua Ladyhawke, muito menos o bandidinho fajuto Rato, mas consegui entender o porque do local ter sido escolhido como locação cinematografica para  o filme Feitiço de Aquila. A natureza aqui é deslumbrante! E ainda pode se encontrar lobos e ursos na região! A área tambem é usada para o treino de falcões.

Valeu a pena a sofrida caminhada par a visitar a Rocca que resiste na montanha por todos estes séculos e refletir sobre a vida nestes vilarejos, onde o tempo parece não passar.

Nota: Infelizmente, acabo de saber que o ator que fez o Capitão Navarre, Rutger Hauer, em Feitiço de Aquila, faleceu aos 75 anos no dia 19/07 e foi enterrado na ultima quarta-feira, 25 de Julho de 2019.

Please follow and like us:
error

Post Author: andrebati

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *