Viajando de Motorhome: Encontrando Lugares para parar

Todas as vezes que saímos de uma cidade em direção a outra, precisamos planejar alguns detalhes muito relevantes para nossa viagem.

O primeiro deles é definir qual o próximo destino, será uma cidade histórica, praia ou montanha? Será uma cidade murada, um vilarejo ou uma cidade grande?

Uma cidade grande pode ter mais atrações turisticas e eventos de entretenimento, mas não oferecer o mesmo nível de segurança para estacionar que um vilarejo por exemplo.

Lago Iseo

Depois que escolhemos a cidade precisamos encontrar o local de parada para passar a noite. Neste ponto temos que definir se ficaremos em um camping ou  se estacionaremos num Free Parking como um estacionamento de um supermercado ou ainda em alguma rua residencial.

Este item é muito importante porque tem tudo a ver com nossa segurança. Já estacionamos das duas formas e tivemos experiências diferentes.
Em Portugal, paramos num camping municipal e ficamos vários dias porque o ambiente do local era muito agradável com quadras de esporte, arborizado e oferecia uma boa estrutura para cuidar do camper (motorhome).

Em Bolonha, na Italia, passamos alguns dias dormindo no estacionamento do Ikea e durante o dia usavamos a estrutura do Ikea Business para trabalhar. Ar condicionado, café, wifi e água geladinha, tudo gratuito. E esta loja, ainda oferecia um onibus que fazia o trajeto da loja do Ikea até o centro de Bolonha.

Area Campers Lucignano

Também na Itália, tivemos uma grata surpresa ao visitar Lucignano, uma cidade murada elíptica que oferece uma área para campers com o estacionamento todo gramado, área de serviço e eletricidade gratuita a 200 metros do centro histórico!

Por outro lado, tinhamos escolhido um estacionamento para campers na Espanha, em frente a uma praia belissima, onde chegamos e após uma hora, resolvemos ir embora e buscar outro local para passar a noite. Não sentimos segurança no local após caminhar pelas redondezas e observar nossos “vizinhos”. Não tivemos duvidas em fechar o carro e sair dali rapidinho.

Sempre evitamos parar em postos de gasolina nas autoestradas, tivemos uma experiência na França que não foi muito agradável, então preferimos procurar um local mais adequado.
E para ser justo com a França precisamos dizer que nossa experiência dirigindos pelos Alpes Franceses foi fantástica! todos os vilarejos tinham estrutura para cuidar do motorhome e locais de parada seguros.

Não ficamos em locais isolados ou onde não tenha outros carros estacionados, por mais bonitinho que seja a cara do estacionamento… Tentamos chegar no novo destino durante o dia, porque isto nos dá tempo para analisar o ambiente a nossa volta e encontrar uma alternativa se necessário, como falamos acima.

Usamos dois aplicativos para ajudar nesta escolha, o Campercontact e o Parking4Night, eles são muito parecidos. Além de escolher o local, lemos os comentários das pessoas e olhamos as fotos. Sempre leiam os reviews!

Nestes 4 meses de vida na estrada nunca tivemos nenhum tipo de problema durante a noite nos locais que escolhemos para estacionar. Com exceção de excesso de barulho em noites de fim de semana, sempre dormimos tranquilamente e não fomos incomodados ou abordados por ninguém.

Nossa dica é, preze pela sua segurança, chegue cedo e não hesite em ir embora se os seus instintos lhe disserem que o local não é lá estas coisas, afinal é sua vida que está em jogo e não vale a pena passar um perrengue somente para economizar uns trocados! Procure sempre um lugar seguro!

Apesar do Coliseu no fundo, aqui não era local para dormir…
Please follow and like us:
error

Post Author: andrebati

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *